Escola Gênesis

terça-feira, 28 de outubro de 2008

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Conheça os animais que ganharam pedaços 'mecânicos'







Cientistas, veterinários e pesquisadores, vêem implantando próteses em animais que foram maltratados, sofreram agressões ou tem deficiências físicas, possibilitando a eles viverem com dignidade e sem sofrimento.

Tonka, é conhecida como a tartaruga de rodinhas,ela teve a pata dianteira esquerda arrancada por um cachorro. Funcionários da Sociedade Humanitária Peninsula, organização de proteção aos animais sediada em San Mateo (Califórnia), amarraram embaixo de seu casco um chassi de três eixos e seis rodas.

A peça foi tirada de um carrinho de brinquedo. Tonka virou notícia e, assim que sua foto com a prótese improvisada foi publicada nos jornais, ela foi adotada.

A lista apresenta na seqüência Motala, a elefanta de salto alto. Motala pisou em uma mina (bomba enterrada) na fronteira entre a Tailândia e Mianmar em 1999.

A explosão atingiu sua pata esquerda dianteira. Os veterinários conseguiram salvar a pata, mas ela ficou mais curta que as outras.

No hospital Amigos dos Elefantes Asiáticos, em 2005, ela começou a usar a prótese com enchimento de serragem que ostenta orgulhosa até hoje.

A pônei Molly foi abandonada por seus proprietários quando o furacão Katrina castigou a Louisiana, em 2005.

Ela passou semanas vagando sem destino até ser resgatada e levada a um abrigo de animais. Lá, foi atacada por um pitbull e quase morreu. Sua perna direita ficou terrivelmente ferida e infeccionou.

Os veterinários achavam que a hora da pequena égua tinha chegado. Foi então que o cirurgião Rustin Moore percebeu que ela não sentia dores e ainda era amistosa com quem se aproximava. Moore concordou em amputar a perna abaixo do joelho. Uma “canela” artificial temporária foi adaptada.

Molly saiu da clínica por conta própria, sem ajuda. Hoje ela é considerada um exemplo de superação para éguas e cavalos ao redor do mundo.

Outro destaque é Fuji, o golfinho que perdeu o rabo. Durante décadas, ele encantou as crianças que visitavam um aquário de Okinawa, no Japão. Até que uma doença misteriosa começou a corroer suas nadadeiras.

Para salvar sua vida, quase toda a cauda teve que ser amputada. Mas a cauda de um golfinho é o seu motor. Sem ela, eles não podem nadar, pular ou mergulhar.

Por isso, engenheiros da fábrica de pneus Bridgestone (famosa por equipar carros de Fórmula 1) se dedicaram a projetar um rabo de borracha para Fuji.

Os primeiros modelos não funcionaram muito bem. Fuji se acertou com o terceiro modelo, feito de borracha com recheio de espuma. E voltou a nadar quase tão bem quanto um golfinho normal.


Contribuição do texto: Alunos da 2ª série matutina

Azul-verdão


O azul verdão é um projeto ecológico que já tem 11 anos de luta pelo meio ambiente.
Os alunos do Escola Gênesis todo ano esta lá, nas ruas, caminhando até a praia e distribuindo folhetos e jornais.

Nesse ano temos a novidade do bloquinho de notas reciclados, confeccionado pelos alunos do Fundamental II, eles são feitos de disquete que não servem mais e todo o colégio doou. O Azul- Verdão nesses seus 11 anos já conseguiu muita coisa a favor da natureza, mas ainda precisamos de você nessa luta para vencermos cada vez mais , esperamos que as gerações futuras pensem nisso e que você também faça à sua parte.

Texto produzido por: Júlia e Nathália

Um pouco da História


O ano de 1998 foi o marco para o início da “Caminhada Gênesis contra a poluição”. Naquele ano, o Grupo VI (alfabetização) estudava os animais marinhos, quando obteve notícias, através de jornais e da televisão, que um golfinho havia chegado à praia muito ferido, devido à ação poluidora do homem.
Mesmo sendo socorrido e tratado pela equipe de resgate do MAMA –BA (Mamíferos Marinhos – Bahia), o golfinho, após alguns dias de tratamento, veio a sucumbir, causando muita comoção e indignação a todos, principalmente às crianças que estavam acompanhando o caso.
A partir desse fato lastimável, começou, dentro da Escola, uma mobilização em prol da preservação da Natureza, contando com o apoio da diretoria, professores e estudantes de todas as séries.

Texto retirado do site: www.escolagenesis.com.br
Contribuição de : Letícia Guimarães,Katarina Santos e Tainá Santana.

Jornalzinho KLT

O jornalzinho está comunicando que o Planeta Terra pede socorro, pois o homem anda destruindo o lugar onde vivemos.

Por isso a escola Gênesis tem um projeto chamado Azul Verdão, que é um projeto contra a poluição. Esse evento acontecerá no dia 19/10/2008.

Neste dia irá acontecer uma caminhada a favor do meio-ambiente, na praia de Stella Maris, onde todos os alunos estarão envolvidos em ações de conscientização com os banhistas e moradores.

Texto produzido por: Letícia Guimarães,Katarina Santos e Tainá Santana.

Portal Globo Amazônia recebe mais de um milhão de denúncias para preservar o meio ambiente




Quase um milhão e meio de protestos contra a destruição da Amazônia já foram registrados no Portal Globo Amazônia, lançado no Fantástico de domingo. A página na internet apresenta notícias sobre a floresta, com reportagens do jornalismo da TV Globo, do G1 e de uma equipe própria do portal. Você pode participar, vigiando queimadas, monitorando desmatamentos e registrando seus protestos em um mapa interativo, atualizado com informações do Instituto Brasileiro de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Visite o site e participe!


Contribuição do texto: Felipe Souza e Vicente Araújo

Ministério do Meio Ambiente processa empresas e fazendeiros por desmatar a Amazônia


O Ministério do Meio Ambiente entrou com 26 processos na Justiça contra empresas e fazendeiros multados pelo Ibama por desmatar grandes áreas da Amazônia. Até o fim do mês, o governo deverá entrar com novos processos para cobrar um total de R$ 227 milhões em multas que deixaram de ser pagas. As áreas devastadas ficam em Mato Grosso, no Pará e em Rondônia. O ministério quer que elas sejam desocupadas e recuperadas.


Contribuição do texto: Manuella Dias e Rafaela Dultra